sexta-feira, 25 de maio de 2012




PROJETO DE INTERVENÇÃO



             O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?

É um projeto que será inserido a um Projeto Político – Pedagógico sistematizado e que precisará apenas ser revisado a fim de que contemple uma tema que no nosso caso seria a educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO


· TEMA (de acordo com o conteúdo):
- A indicação da temática a ser trabalhada, tem que refletir a necessidade a ser superada.


· JUSTIFICATIVA (porque vale a pena trabalhar com projetos na escola?):
- É o que transmite a dimensão do que vai ser trabalhado.


· SITUAÇÃO - PROBLEMA
- Dificuldades referente à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de intervenção pedagógica.


· PÚBLICO ALVO:
-Indica o segmento, ou a série, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o qual se vai trabalhar.


· OBJETIVOS:
- O quê o projeto pretende discutir, verificar, solucionar, alcançar.

- O objetivo consta de duas partes: o que se vai fazer, que é a indicação da ação que será realizada e para que fazê-lo, que é a indicação do que se pretende alcançar, a finalidade.


· EMBASAMENTO TEÓRICO:
- Textos com base no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados.


· PERCURSO METODOLÓGICO:
- Caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos, o que envolver (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva).


· RECURSOS:
- Disponibilidade material, tanto física como humana são os recursos que torna exequíveis o projeto. 

· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
- Dando um caráter efetivo, fazendo parte do currículo da escola e, não apenas de um calendário de eventos.

· AVALIAÇÃO
- É um procedimento que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos. A avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento do projeto.

“A avaliação significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.” (Gandin)


terça-feira, 22 de maio de 2012


INTER-TRANSDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE

Instituto Paulo Freire/Programa de Educação Continuada

Os temas transversais dos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual.

Eles expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana.

São amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se coloca.

Através da Ética, o aluno deverá entender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade de construção de uma sociedade justa, adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser mudados.

 Através do tema Meio-mbiente o aluno deverá compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo, dominar métodos de manejo e conservação ambiental.

 A Saúde é um direito de todos. Por esse tema o aluno compreenderá que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto - cuidado.

 A Pluralidade Cultural tratará da diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos e repudiando toda forma de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo.

 A Orientação Sexual, numa perspectiva social, deverá ensinar o aluno a respeitar a diversidade de comportamento relativo à sexualidade, desde que seja garantida a integridade e a dignidade do ser humano, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos, respeitando os seus afetos e do outro.  

Além desses temas, podem ser desenvolvidos os temas locais, que visam a tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem ser recolhidos a partir do interesse específico de determinada realidade, podendo ser definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola. Uma vez feito esse reconhecimento, deve-se dar o mesmo tratamento que outros temas transversais.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


A loja da Educação

Caminhando pela rua parei em frente a uma loja que se chamava “A Loja da Educação”.
Entrei e vi um professor no balcão.
Maravilhado lhe perguntei.
- Mestre professor o que vendes?
Ele me respondeu
Tudo que necessita para ter uma boa educação.
- Custa muito caro?
- Não, tudo é de graça.
Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria e flexibilidade de compromisso.
Tomei coragem e pedi:
- Por favor, me dê muito amor, respeito, sabedoria, esperança e Educação para mim, para minha família e toda a comunidade.
Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão.
Sem entender perguntei-lhe
- Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho?
O professor respondeu-me sorrindo.

- Meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.


Autor Desconhecido


quinta-feira, 17 de maio de 2012

IMAGENS QUE FALAM

                                                                      Trabalho em Equipe












                                                                                                 

Interdisciplinaridade

                                                                    


REFLEXÃO

Interdisciplinaridade


Nova reflexão levou-me a


Transitar pelas disciplinas


Em curso no ano de 2012


Relembrando conceitos fundamentais


Desvelando os equívocos e reelaborando


Interconexões


Sem, contudo desprezar as disciplinas


Complementares ao pensamento da transversalidade


Impossível agora de conceber o


Paradigma tradicional que


Limita, promove a separação


Indeterminação, incertezas


Novos conceitos vão sendo explicitados


A partir dos teóricos estudados


Refletidos,


Incorporados


Desmistificando o saber


Aproximando-me dos docentes e


Discentes


Em busca de novas alternativas por uma educação significativa a todos.