INTER-TRANSDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE
Instituto
Paulo Freire/Programa de Educação Continuada
Os
temas transversais dos parâmetros curriculares incluem Ética, Meio
ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e Orientação sexual.
Eles
expressam conceitos e valores fundamentais à democracia e à cidadania e
correspondem a questões importantes e urgentes para a sociedade brasileira de
hoje, presentes sob várias formas na vida cotidiana.
São
amplos o bastante para traduzir preocupações de todo País, são questões em
debate na sociedade através dos quais, o dissenso, o confronto de opiniões se
coloca.
Através da Ética, o aluno deverá entender o conceito de
justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade de construção de
uma sociedade justa, adotar atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às
injustiças sociais, discutindo a moral vigente e tentando compreender os
valores presentes na sociedade atual e em que medida eles devem ou podem ser
mudados.
Através do tema Meio-mbiente
o aluno deverá compreender as noções básicas sobre o tema, perceber relações
que condicionam a vida para posicionar-se de forma crítica diante do mundo,
dominar métodos de manejo e conservação ambiental.
A Saúde é um
direito de todos. Por esse tema o aluno compreenderá que saúde é produzida nas
relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos
indivíduos necessitando adotar hábitos de auto - cuidado.
A Pluralidade Cultural
tratará da diversidade do patrimônio cultural brasileiro, reconhecendo a
diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos e repudiando toda forma
de discriminação por raça, classe, crença religiosa e sexo.
A Orientação Sexual,
numa perspectiva social, deverá ensinar o aluno a respeitar a diversidade de
comportamento relativo à sexualidade, desde que seja garantida a integridade e
a dignidade do ser humano, conhecer seu corpo e expressar seus sentimentos,
respeitando os seus afetos e do outro.
Além
desses temas, podem ser desenvolvidos os temas locais, que visam a
tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem ser recolhidos
a partir do interesse específico de determinada realidade, podendo ser
definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola. Uma vez feito esse
reconhecimento, deve-se dar o mesmo tratamento que outros temas transversais.
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