PROJETO DE INTERVENÇÃO
O QUE É UM PROJETO DE INTERVENÇÃO?
É um projeto que será inserido a um Projeto Político – Pedagógico
sistematizado e que precisará apenas ser revisado a fim de que contemple uma
tema que no nosso caso seria a educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino
de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO
DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO
· TEMA (de acordo com o
conteúdo):
- A indicação da temática a ser trabalhada, tem que refletir a
necessidade a ser superada.
· JUSTIFICATIVA (porque vale a
pena trabalhar com projetos na escola?):
- É o que transmite a dimensão do que vai ser trabalhado.
· SITUAÇÃO - PROBLEMA
- Dificuldades
referente à temática, que pode ser discutida/solucionada, por meio de
intervenção pedagógica.
· PÚBLICO ALVO:
-Indica o
segmento, ou a série, ou a turma, ou o grupo de alunos e/ou professores com o
qual se vai trabalhar.
· OBJETIVOS:
- O quê o projeto
pretende discutir, verificar, solucionar, alcançar.
- O objetivo consta de duas partes: o que se vai fazer, que é a
indicação da ação que será realizada e para que fazê-lo, que é a
indicação do que se pretende alcançar, a finalidade.
· EMBASAMENTO TEÓRICO:
- Textos com base
no conteúdo estudado que faça referência ao tema escolhido, à situação-problema
que se quer discutir e os objetivos a serem alcançados.
· PERCURSO METODOLÓGICO:
- Caminhos a serem trilhados para alcance dos objetivos pretendidos, o que envolver (atividades,
estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da
escola, construção coletiva).
· RECURSOS:
- Disponibilidade
material, tanto física como humana são os recursos que torna exequíveis o
projeto.
· CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
- Dando um caráter
efetivo, fazendo parte do currículo da escola e, não apenas de um calendário de
eventos.
· AVALIAÇÃO:
- É um procedimento
que mostra se o que está sendo desenvolvido avança na direção dos objetivos. A
avaliação é constante e mostra como vai indo o desenvolvimento do projeto.
“A avaliação
significativa se faz no próprio processo, como parte dele, enquanto ele se
desenvolve, sem que, para isto, se deva sempre realizar uma parada formal.”
(Gandin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário